Gestão de conhecimento


CAPTAÇÃO DE IDÉIAS




           
O Boticário criou o Programa de Captação de Ideias por acreditar no potencial de inovação e na criatividade de seus colaboradores. Eles podem cadastrar sugestões sobre qualquer tema relacionado à empresa e, se aprovadas, as ideias são reconhecidas e implementadas.
Em 2009, foi computada uma média de 0,13 ideia por colaborador, o que demonstra seu potencial empreendedor, já que no padrão americano, um dos mais altos do mundo, a média é de 0,16 ideia por pessoa. Desde que foi criado, em 2007, o programa recebeu 599 contribuições.

COMUNICAÇÃO INTERNA
Compartilhar informações é essencial para que a estratégia de gestão empresarial seja conhecida e entendida pelos colaboradores. Por isso, o Boticário adota uma comunicação interna clara e objetiva.
A empresa conta hoje com diversos canais de comunicação - intranet, revista interna e murais corporativos - e realiza eventos internos para mobilização e envolvimento dos colaboradores.
A postura de respeito adotada prevê que as principais novidades sobre o negócio sejam divulgadas primeiramente aos colaboradores, para então serem comunicadas aos demais stakeholders. A iniciativa previne ruídos internos de comunicação e evita que os fatos sejam distorcidos ou interpretados de maneira equivocada.


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Centro de estudos – Tecnologia é ainda melhor quando os resultados são visíveis.

          O desafio era chegar ao melhor produto antissinais já desenvolvido para a beleza e as características da mulher brasileira. E conseguimos. Não sozinhos, é claro. Os produtos da linha Active são resultado de um trabalho em equipe. No Centro de Pesquisa da Idade do Boticário trabalham especialistas do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos. Assim conseguimos entender o envelhecimento da pele, realizar testes rigorosos, e criar a linha mais eficiente para você