O Boticário apresenta o desempenho da empresa entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2009, seguindo as Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Mundialmente reconhecida, a metodologia é usada por mais de três mil organizações para a demonstração do desempenho em sustentabilidade.
BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA
As boas práticas de Governança Corporativa sempre estiveram presentes nos processos do Boticário. Transparência, igualdade, prestação de contas e responsabilidade corporativa norteiam as decisões da empresa. Essa prática contribui para a manutenção do profissionalismo, melhoria do desempenho da organização e proteção do interesse de todas as partes envolvidas com os projetos realizados, agregando valor ao negócio.
UMA VISÃO ESTRATÉGICA
O Boticário traz na sua essência uma forma muito particular de atuar. Mesmo antes dos conceitos de sustentabilidade serem difundidos, a empresa colocava em prática uma visão de negócio que integrava o equilíbrio entre a viabilidade econômico-financeira, a preocupação ambiental e a construção de relacionamentos justos e responsáveis.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
Em um processo estruturado de planejamento estratégico e operacional, a empresa define e deixa claros para sua cadeia de valor a visão de longo prazo, as diretrizes e os seus objetivos estratégicos.
O horizonte de planejamento é de dez anos. Para definir e monitorar suas estratégias de negócio, a empresa adotou, em 2008, a metodologia do Balanced Scorecard (BSC). A priorização de recursos, principais investimentos, metas quantitativas e qualitativas dão origem ao plano de negócio. O plano é desmembrado em metas de curto e médio prazo compartilhadas com os colaboradores de acordo com seus níveis de responsabilidade, de forma didática e objetiva.
ORGANIZACIONAL
RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS
A interação com os stakeholders é fundamental para o desempenho e aprimoramento dos resultados em toda a cadeia. Determinado a agir de forma responsável, exemplar e duradoura no relacionamento com colaboradores, franqueados, fornecedores, clientes e consumidores, comunidade e meio ambiente, entre outros, o Boticário adota uma postura que permite conhecer e se aproximar destes públicos de interesse. O Boticário entende que estabelecer com eles um relacionamento estreito é indispensável para a gestão sustentável e é determinante para a geração de valor e vantagem competitiva. Em 2010, a organização fará, ainda, um mapeamento detalhado de seus públicos prioritários, considerando riscos e oportunidades nesse relacionamento. Esse processo será participativo e envolverá as diversas áreas interlocutoras.
RELAÇÕES HUMANAS
COLABORADORES
Mais que uma indústria, a sede do Boticário é um espaço de convivência, harmonia, arte e beleza, onde o respeito às diferenças, a valorização dos talentos e a interação estão presentes no dia-a-dia de todos. É por meio do comprometimento dos colaboradores com os princípios e valores da organização que os resultados se concretizam.
FRANQUEADOS
As realizações só são possíveis porque o Boticário se dedica à manutenção de uma relação de respeito e parceria com os mais de 900 franqueados. Integrados, eles compartilham a essência, os valores e a crença no potencial transformador da beleza. Além disso, são estimulados a multiplicar essas premissas na respectiva cadeia de relacionamento.
Os franqueados impulsionam o crescimento da marca O Boticário e, mais do que uma extensão do negócio, são parceiros na construção de um mundo mais belo. Para que essa parceria seja positiva desde o primeiro momento, a empresa oferece uma grande estrutura de apoio.
Orientações para a montagem da loja, logística de suprimentos, treinamento de consultoras e suporte tecnológico são exemplos de ações garantidas. Em contrapartida, a dedicação e o comprometimento desses parceiros contribuem para o diferencial competitivo da marca, que não para de crescer. Eles têm participação no desenvolvimento de projetos da empresa, gerando ideias, compartilhando experiências, avaliando ações e apontando adaptações no sentido de aperfeiçoar produtos, serviços e outras iniciativas.
Para estimular práticas de sustentabilidade e entre os franqueados, o Boticário integrou questões que dizem respeito ao tema no Instrumento de Análise de Franquia (IAF). O questionário é aplicado anualmente com o objetivode diagnosticar a gestão das lojas e permite elaborar planos de aperfeiçoamento, além de gerar um ranking das melhores franquias, que são reconhecidas na Convenção Anual.